sexta-feira, 27 de junho de 2008

A Informática Educativa em sala de aula


A informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é a forma com que essa introdução vem ocorrendo.
O Objetivo principal nos dias atuais é adaptar no currículo escolar a utilização da informática (computador) como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
Observa-se que no ínicio, quando nas escolas fez-se o uso do computador, foi comprovada a pouca experiência dos alunos com essa tecnologia. Houve processo lento para modernização no sistema escolar, onde eram necessários a utilização de técnicos especializados nessa função de ensinar informática. Profissionais que não estavam ligados no conteúdo programático da instituição de ensino sem vínculo com as disciplinas, cujos objetivos eram o contato com a nova tecnologia e oferecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Com o passar dos anos houve uma preocupação maior em adaptar esse sistema com a aula propriamente dita, a informática educativa, que além de promover o contato com o computador, tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento vinculado a outras disciplinas.
Vivemos em um mundo globalizado, modernizado, onde a informática se tornou uma das peças principais para resolução de nossos problemas, praticidade, segurança, organização, comodidade, agilidade. Não devemos esquecer dos valores éticos e morais ensinados em sala de aula, nossas raízes na escrita.
A globalização impõe exigência de um conhecimento holístico da realidade. E quando colocamos a informática como disciplina, fragmentamos o conhecimento e delimitamos fronteiras, tanto de conteúdo como de prática.
Entendemos que a construção de conhecimento em informática na educação pode ser concebida como um “elemento novo” no processo de aprendizagem do professor da escola pública e que começa a permear a sua prática profissional. Portanto, consideramos que cursos de capacitação em informática na educação podem ser considerados como uma das experiências do professor em aprender a ensinar utilizando a informática.
Concebendo a importância da experiência pessoal do professor com a informática e da significação pessoal dessa experiência para o desenvolvimento profissional do professor, buscamos desenvolver a pesquisa à luz dos estudos sobre o desenvolvimento profissional e pessoal, saberes docente e a construção pessoal desses saberes bem como estudos sobre a informática na educação.
No dia-a-dia do professor, apresentam-se exigências ou necessidades que podem levá-lo a novas aprendizagens relacionadas ao exercício da docência.
Diante dessa nova situação, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua pratica e construir novas formas de atuação que permitam não só no lidar, com essa nova realidade como também construí-la. O professor precisa entender a importância em se comprometer a estar em um laboratório de informática ministrar sua aula e não deixar que uma outra pessoa faça isso.
A informática educacional deve fazer parte do projeto político pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional.

4 comentários:

Educação e Novas Tecnologias disse...

Muito interessante o tema que você escolheu,só precisa em uma próxima vez sintetizar mais o texto para que ele não se estenda muito.fora isso está tudo bem.OK?!

dA disse...

Olá sou professora de Informatica e gostaria de alguns conteudos programaticos do Jardim II ao 9ºAno.
Obrigada!

Debora Cristina Marques Andrade disse...

gostaria de receber dicas de como trabalhar no laboratorio de informatica com alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental

Unknown disse...

Muito bom, seus artigos gostaria que vc me enviasse ideias de como trabalhar comn informatica