sexta-feira, 27 de junho de 2008

Interdisciplinaridade no processo de Ensino Aprendizagem com a Informática


Esse processo de interdisciplinaridade deve permitir ao professor e os alunos aprender a aprender num processo coletivo para produção do conhecimento, colocando como foco o aprendiz em um sistema aberto que permita a percepção e integração de um currículo vivo, no qual o ensino/ aprendizagem se dê nas relações interdisciplinares e que o conhecimento seja tomado como um bem renovável em que educadores e educandos estejam comprometidos com a produção do mesmo dentro de um contexto que vá além da informática. Contemplando as demandas mercadológicas, a sociedade de comunicação e a importância dos saberes docentes na configuração do que vem a ser um plano de ação conjunta e colaborativa, que possa determinar a construção producente da noção de informática na escola, currículo e conhecimento juntamente a noção pedagógica, frente à percepção dos saberes de professores/profissionais e suas representações do currículo e da práxis educativa dentro de um ambiente escolar gerido pelo diálogo em uma visão democrática e colaborativa do Projeto Informatizado e Pedagógico.
Pensar e construir uma escola é, essencialmente colocar em prática uma concepção política e uma concepção pedagógica que se realimentam e que se corporificam na sua Proposta Política-Pedogógica.
Pensar a escola e a construção de seu projeto de vida requer o estabelecimento dos conceitos pelos quais se fundamentam suas percepções de um projeto político-pedagógico. Sendo suas bases à visão de sociedade a qual responde os novos paradigmas educacionais, as definições das especificidades da organização escolar, a visão clara da finalidade da escola como construtora da cidadania e as ambigüidades dos saberes docentes, no que estabelece a dimensão da qualidade desejada na educação.
As especificidades do ensino centrado no aluno-aprendiz obrigam o educador a tomar uma postura de mediador, deve-se propiciar ao sujeito da aprendizagem ferramentas possíveis para a construção contínua de seu conhecimento, de forma que o mesmo possa usufruir sua criatividade e imprevisibilidade para compreender a sua própria evolução dentro das características de um povo como nação. E que para ser parte integrante dessa busca saiba articular seu conhecimento, atualizando-se continuamente em busca do conhecimento relacionado como capital-saber.
O que devemos desenvolver com alunos e professores é exatamente isso, despertando a consciência e a importância em se utilizar esse recurso adequadamente na escola e os benefícios que o computador pode trazer nesse processo.

2 comentários:

Valmar Dantas e Fernandes Junior disse...

Muito bom seu Blog, parabens.

Lindalva de Oliveira e Raquel Mellony disse...

Jan...gostei muito do seu trabalho.
É notório o seu crescimento...
Bjaum!
Parabéns!